quinta-feira, 28 de outubro de 2010

De herói a Vilão


O Benz Velo (1885), introduzido dez anos depois do primeiro Automóvel.

A invenção do automóvel: Como tantas outras máquinas complexas, foi resultado de uma longa e lenta evolução. Ainda durante a Renascença, no século XV, o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A ideia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. Quando isso ocorreu o engenheiro francês Nicolas-Joseph criou, em 1769, a carruagem movida a vapor, uma das primeiras versões do que viria a ser o automóvel. A invenção demorou um pouco para se popularizar, mas em 1800 já existiam ônibus a vapor circulando pelas ruas de Paris. Esses veículos, que funcionavam queimando carvão, eram pesados, barulhentos e fedorentos.

Se há 50 anos cogitássemos a possibilidade de haver tantos veículos circulando em santa Maria, seriamos chamados de loucos, antigamente ter carro era sinal de luxo, bem que só poderia ser adquirido Por uma minoria privilegiada. Mas a globalização chegou, com ela houve a popularização do meio de transporte. Classes mais baixas tiveram acesso á esse invento, que “torna as distâncias menores”, o automóvel encaixasse perfeitamente á era da velocidade, na verdade é o elemento precursor desse período.


Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Situada na Av. Presidente Vargargas. Retrata a Av. Rio Branco há décadas atrás

Entretanto nem tudo é maravilhoso, com a popularização dos meios de transporte houve um aumento descontrolado dos mesmos, tornando caótico o trânsito nas grandes e pequenas cidades, tomando por um exemplo São Paulo, que deve que tomar medidas extremas para controlar á circularização de veículos, tais medidas como, proibir o fluxo de automóveis com placas iniciadas com determinadas letras. Outro dado surpreendente, no último feriado nacional dia, 12/10/2010, as rodovias que davam acesso as saídas das cidades, tinham congestionamentos de 250 km.

Essa realidade chegou ao interior, em Santa Maria, entrevistando um senhor de 62 anos, ele afirma que: antigamente transitar a pé pela cidade era muito tranquilo, “caminhava sem preocupação, hoje em dia não posso nem pensar nisso, tenho que me preocupar em atravessar rápido à rua, do contrário sou atropelado.” Esse aumento desenfreado da frota automotiva desencadeou muitos transtornos a população, que paga pelo avanço da tecnologia e pela má organização das saídas e rodovias da cidade.


Avenida Acampamento. Dia 22/10/2010

Outro entrevistado de 52 anos, também contribui com a pesquisa, ”- aqui em Camobi fizeram a faixa nova, que aliviou bastante o tráfego, mas somente essas medidas não foram suficientes, em horário de pico, é quase impossível atravessar a rua, tanto na nova quanto na velha” referindo-se as faixas. Na realidade esse é um grave problema de organização, pois Santa Maria não foi projetada para tantas pessoas, assim um plano de desvio, para reduzir os engarrafamentos, torna-se indispensável. Um planejamento se faz extremamente necessário, já que a cidade está tomando proporções cada vez maiores.

“A qualidade de vida no transito está cada vez mais difícil”, essas são palavras de um homem de 45 anos, taxista e pai de dois filhos. “Meu stress nesses engarrafamentos é cada vez maior, são sinaleiras atrás de sinaleiras, carros buzinando, gente mal educada e além da correria para atender as exigências dos passageiros. Quando chego em casa, chego a ter

dor de ouvido e de cabeça, o trânsito Santa Maria é um inferno .” afirma o taxista.

Além do estresse que os engarrafamentos nos proporcionam, a violência no trânsito faz vitimas quase todos os dias. Segundo Alvarenga e Hess no país, entre 2003 e 2007, foram registrados, por ano, mais de 40.000 óbitos decorrentes de agressões e mais de 30.000 em acidentes de transporte, totalizando, nesse período, 425.420 vítimas, das quais os homens representavam mais de 90% dos mortos por agressões e mais de 80% dos vitimados por acidentes de transporte. Entre 2003 e 2007, houve aumento de 14,3% no número de vítimas de acidentes de transporte, no país, enquanto para ocupantes de motocicletas mortos o crescimento foi de 89,1%. Em 2007, a taxa de mortalidade por acidentes de transporte era de 20,3 por 100 mil habitantes no país, sendo ainda maior nos estados de MT, SC, TO, MS, PR, GO, ES, RR, RS, RO e no DF e na maioria das capitais.

Segundo as autoras as taxas de mortalidade por agressões e acidentes de transporte registradas no Brasil, entre 2003 e 2007, evidenciaram a necessidade de priorizar a violência como um relevante problema de saúde pública.

Aqui no município não é diferente, um músico de 55 anos foi atropelado, em Santa Maria, e não foi socorrido pelo outro envolvido no acidente, que fugiu. Conforme ocorrência registrada por Vilmar Alves da Silva na Polícia Civil, por volta das 23h desta terça-feira, um Fiat Stilo vindo da Avenida 2 de Novembro teria cortado à frente de sua motocicleta, que trafegava na Avenida Borges de Medeiros, e não conseguiu evitar a colisão. Silva ficou caído com ferimentos, enquanto o motorista do carro não parou. Um casal que passava de moto pelo local ajudou o músico, que foi atendido no Pronto-Atendimento do Patronato. (trecho retirado do jornal Diário de Santa Maria, 14/10/2010).


Projeto Trânsito Vida, está acontecendo a Oficina de Trânsito 2009

Mesmo em meio ao caos que vivemos, uma saída existe, Ter qualidade de vida no trânsito é possível, basta que a sociedade se mobilize pensando conjuntamente e pratique pequenas ações que podem tornar a vida de todos no trânsito e fora dele melhor. Entre estas ações podemos citar a e desafoga o transito; a caminhada para ir a lugares não tão distantes, como buscar o pão para o café, que além de contribuir para diminuir o número de automóveis nas ruas trás benefícios importantes para a saúde; quando não podemos evitar sair de carro devemos sempre obedecer às regras do transito, evitando parar em lugares proibidos, mesmo que seja somente aquela paradinha rápida para alguém descer, respeitando a sinalização, dirigindo dentro do limite de velocidade, e outras inúmeras ações que sabemos serem as mais corretas, mas que por desleixo e muitas vezes por achar que isso não é da nossa conta, deixamos de fazer. Estas podem parecer pequenas coisas, mas estas contribuem para o melhor andamento do trânsito e para que ele não se torne tão cansativo e utilização de transporte coletivo, que polui menos

complicado, devemos sempre lembrar que fazemos parte de uma sociedade e que portanto temos de ter solidariedade com o próximo, essa atitude já melhora e muito nossa qualidade de vida nos trânsito.

A ação dos governantes se torna fundamental para que o trânsito das cidades flua melhor. Estes devem planejar e administrar com mais qualidade as ruas e avenidas, definindo lugares para estacionamento, reservando áreas para pedestres e ciclistas, conservado as calçadas, placas e sinais luminosos. Devem ainda preocupar-se com as rodovias, com sua conservação e segurança oferecendo opções de transporta alternativo, como o aéreo e o ferroviário, com condições de acesso para a população.

Mudar um paradigma é desafio que exige vontade, convicção, aquisição de novos conhecimentos e persistência frente oposições, o atual paradigma do trânsito é de que este não é de nossa responsabilidade, nos isentamos de participação dizendo que “o transito é violento e não nós”. Para que possamos ter qualidade de vida no trânsito é fundamental que mudemos este paradigma e que puxemos para nós a responsabilidade de mudar, de fazer a nossa parte pelo todo, somente assim poderemos resolver esta difícil equação do caos do trânsito.

4 comentários:

  1. iae thiago beleza?
    Demorei, mas é melhor tarde do que nunca.

    Tá ligado o banner? Então fiz um menor e sem animação. Testa pra ve se da certo.

    Qualquer coisa pergunta lá no blog belê.

    Aproveite e segue meu blog tambem hehehe.

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  2. Papo Gaudério tbm é cultura e consciência!!!

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  3. rogerio um brasileirooo!
    ngm qr saber de quem fez o carro!
    é esse o carro q atropela e mata pessoas!
    ahhh disculpa mas assunto chato!

    te amo zé gotinha! xD

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  4. Sua bixa...
    É papo cultiiii... saihsiuahsiuahsa
    A cara, é uma matéria que eu fiz para a facul...
    daí eu aproveitei... vou escrever sobre naruto!!! o/ sauisiuhaiushaiuhsa

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